Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

África do Sul: O que fazer em uma escala de 6 horas em Johanesburgo



Em minha viagem que fiz para a Tailândia, comprei a passagem de avião pela cia. South Africa Airways com destino à Bangkok, fazendo antes uma escala com duração de 6 horas no aeroporto de Johanesburgo, na África do Sul. 

Apesar do tempo ser curto para fazer grandes coisas, eu decidi que pelo menos daria uma voltinha na cidade. Brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul, o que facilitou muito. Lá no aeroporto mesmo eles batem um carimbo no passaporte e está liberado, bem simples e rápido, tirando o desagradável fato de todos os funcionários e policiais daquele aeroporto serem absurdamente grossos e estúpidos. Debocham de você na sua cara, não fazem um pingo de esforço para te ajudarem ou entenderem e tratam o turista muito mal. Fiquei bem desapontada e me segurei bastante para não arrumar confusão.

Quando comecei a pesquisar o que fazer no local em 6 horas, vi que nos arredores da cidade existe o Lion Park (http://www.lion-park.com/), um safári onde é possível ver leões brancos e acariciar os filhotes. Sempre tive o sonho de infância de chegar perto de leões brancos, uma espécie rara e, na minha opinião, um dos animais mais bonitos do mundo.

Meu vôo pousou em Johanesburgo aprox. meia hora depois do horário previsto, logo, ao invés de 6 horas, eu tinha somente 5 horas e meia de conexão. Além disso, a distância entre o aeroporto e o Lion Park leva aproximadamente 50 minutos para ser percorrida de táxi, sem trânsito. E segundo relatos que eu havia pesquisado, é preciso no mínimo 2 horas para conhecer bem o safári. Portanto, arredondando, eu teria 1 hora para ir + 2 horas de visitação + 1 hora para voltar = 4 horas. Sem grandes atrasos, eu chegaria no aeroporto faltando apenas 1 hora e meia para a partida do avião, lembrando que o portão de embarque fecha  entre meia hora e 15 minutos antes do horário previsto para decolagem. Sim, foi bem cravado, mas eu decidi arriscar.

Passei pela imigração sul-africana, fui ao balcão de câmbio e troquei alguns dólares pela moeda local, o Rand (na época, a cotação estava aprox. 1 dólar = 8 rands), e logo no portão de saída do aeroporto fui abordada por um taxista o qual informei minha situação e avisei que precisaria voltar o mais rápido possível para não perder meu vôo. Ele cobrou o absurdo de 100 dólares para me levar ao local e trazer de volta, incluindo a entrada com o carro dentro do safári, e me tranquilizou dizendo que daria tempo de sobra pois era uma segunda feira, o local não estaria cheio e a estrada que leva ao Lion Park estaria bem tranquila. Achei o valor um absurdo mas eu não tinha tempo de ficar barganhando, e a possibilidade de ir de ônibus estava completamente descartada pois demoraria muito mais e as chances de perder o vôo eram gigantes. Ah, e na volta o taxista ainda veio pedir insistentemente por mais dinheiro a título de "caixinha". Fui firme, disse não e argumentei que o preço que ele já havia cobrado estava bem acima do normal. Mas voltando ao início, sem pensar, entrei no táxi e fui.

Era uma manhã ensolarada e gostosa, fazia um dia lindo. A estrada realmente estava tranquila e em exatos 50 minutos estávamos entrando no Lion Park.

(Dentro do táxi, no caminho)

(Entrada do Lion Park)

Não lembro o valor ao certo de quanto paguei pela entrada, mas lembro que só aceitavam rands e foi o equivalente a aproximadamente 40 dólares. Primeiramente, você vai entrar na parte do zoológico onde existem alguns poucos animais nas jaulas tais como leopardos, suricatos, avestruzes, girafas e filhotes de leões brancos.

(Casal de leopardos namorando na preguiça)

(Suricato, mais simpático e fofo impossível)

(Avestruz sorridente)

A jaula dos filhotes de leões é a última, pois é a única em que é permitida a entrada de turistas para acariciar os bichinhos. O tempo de permanência permitido é de apenas 5 minutos, mas vale muito apena. Apesar de fedidinhos eles são lindos demais, os albinos então, nem se fale. E não, não acredito que eles sejam nem um pouco dopados, pois um deles ficou com ciúmes enquanto eu acariciava o amigo dele e tentou me morder. Percebi naquele dia que meu reflexo andava bom. Dei um pulo para trás e escapei de seguir viagem com a mão enfaixada e cheia de curativos hehehe. Ainda sim vale a pena demais, nem que seja para tirar umas fotos.

(Filhote branco)

(Filhote branco 2)

(Filhotes brincando)

(Acordando as pequenas feras)

(Tomando uma intima do filhote ciumento antes de fugir da abocanhada)

Antes de seguir para o safári, você passará ainda pela área onde ficam as girafas, onde é possível alimentá-las e tirar fotos bem de perto. O saquinho de ração vende no local e, salvo engano, custou 10 rands. Prepare-se pois no início parece que ela vai comer sua mão junto, hahaha. Sem brincadeira, a língua delas é do tamanho do meu braço. Mas elas são muito dóceis. Uma delas enrolou a língua inteira na minha mão e babou todinha. Carinho puro.

(Alimentando a girafa mais jovem)

(Olhar dócil)

(Ainda na girafa jovem)

(Alimentando a girafa adulta)

(Babando minha mão)

(Babando mais um pouco)

Depois, entramos no carro novamente e seguimos para a área do safári. Infelizmente, por conta do horário apertado, pedi para que o motorista fosse direto para a área dos leões brancos e depois retornasse para o aeroporto. Por conta do horário, abri mão de ver muitos outros animais africanos que habitam ali, mas se você tiver mais tempo vale a pena a visita completa.

(Zebras)

(Seria um bode, um gnu? Não identifiquei ao certo)

(Leopardo livre, leve e solto)

Finalmente avistamos os gigantes albinos, lindos e imponentes. Era uma família de leões brancos que tirava o sono da beleza e tomavam uma brisa embaixo de uma sombra fresca. Fiquei realmente babando na beleza daquele animal selvagem em seu habitat natural.

(Brisinha boa)

(Sono da beleza)

Arrisquei abrir um pouco o vidro da janela para tentar uma foto melhor, mais foi bem rápido, o motorista não aconselhou a ficar com a janela aberta, e eu não seria louca de desobedecê-lo.

(Meninão no fundo)

No final, há uma lojinha de souvenirs africanos para levar de lembrança, porém todos absurdamente caros. Fiz a visitação toda no lion park durante aproximadamente 1 hora e 45 minutos e seguimos depois para o aeroporto no mesmo trajeto que, desta vez, levou exatos 40 minutos. Conclusão: cheguei no aeroporto faltando quase duas horas para a partida do meu vôo, ainda deu tempo de tomar uma cerveja, xeretar os diferentes artigos africanos do freeshop, comprar bombons de amarula e tirar foto do boneco do Nelson Mandela. Poderia ter pedido para o taxista dar um pulo rápido no estádio de futebol ou na Mandela Square para tirar umas fotos, se quisesse correr ainda mais riscos. Mas decidi deixar para uma próxima. 

(Mandela)

(Esse vale a pena trazer uma caixa de estoque)

(Felicidade em uma caixa de vidro)

Acerca das atrações a serem visitadas em um curto período em Johanesburgo, existem algumas opções tais como o lion park, o estádio de futebol, o shopping onde fica a Mandela Square, o museu do Apartaid, entre outras. Depende muito do gosto pessoal de cada um. Ao meu gosto, a melhor opção é o Lion Park, e eu teria ido também no Museu do Apartaid e na Mandela Saquare se tivesse mais tempo. Obviamente, se você também tem apenas 6 horas você deve escolher apenas uma, ou duas no máximo do máximo. Vale ainda pesquisar sobre o dia em que você chegará na cidade, se trata-se de feriado especial ou final de semana. Eu cheguei em Johanesburgo em uma segunda feira, no dia seguinte ao enterro do Nelson Mandela. A cidade estava bem vazia e parada. Acredito que isso possa ter contribuído com o trânsito bem tranquilo. Mas não fui a única a arriscar a visita ao safári em uma escala de 6 horas. Li outros relatos de pessoas que já haviam feito o mesmo trajeto que eu em curtíssimo tempo. Então, se você pesquisar tudo antes direitinho e tiver um pouquinho de sorte não vai ter erro.

As minhas pouquíssimas horas na África do Sul, apesar de muito rápidas, foram suficientes para deixar o gosto de quero mais África. Um lugar que com certeza abriga paisagens de tirar o fôlego e o contato com animais salvagens os quais eu jamais imaginaria ver tão de perto.  A natureza em sua forma mais original. Espero poder retornar em breve e com mais calma.

Espero ter ajudado.

Abraço =)

2 comentários:

  1. Olá Pauline.
    Tudo bem?
    Você fez o passeio ao Lion Park sozinha? Achou seguro?
    Obrigada!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Olá Pauline.
    Tudo bem?
    Você fez o passeio ao Lion Park sozinha? Achou seguro?
    Obrigada!
    Carla

    ResponderExcluir