Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bangkok - 1º dia


Por volta das 10/11 hrs da manhã, cheguei ao meu hostel, Smile Buri Guest House (fica a 5 minutos a pé da Kao San Road, reservei pelo booking.com), onde fiquei hospedada por 3 dias até deixar a capital e seguir para o Camboja. O hostel não é dos mais baratos para o padrão Tailândia, porém bem em conta em relação ao que estamos acostumados no Brasil, e cumpre o que promete. Paguei a quantia de 4050 baht para 3 diárias (aprox. 135 U$ para 2 pessoas, mas como eu estava sozinha paguei o valor integral), por um quarto grande para 2 pessoas, com banheiro privado, super aconchegante e de limpeza impecável com duas camas de solteiro gigantes, sofá, tv lcd, e um bom espaço para espalhar todas as minhas coisas. A cama era uma delícia, sem dúvidas a melhor cama que dormi na Tailândia, e o chuveiro bem quentinho. Café da manhã não incluso. A localização era perfeita pois ficava ao lado da Kao San Road e não tinha barulho algum. Pessoal da recepção bem prestativo. Super recomendo o hostel para quem viaja em pelo menos 2 pessoas e procura acomodação boa e barata na região da Kao San, mas sem o barulho e confusão da mesma. Porém, para quem está afim de conhecer gente, se misturar com a galera da mochilada e cair no mundo, não aconselho muito pois, apesar de todo o conforto, fiquei realmente sozinha todo tempo que estive lá e só vi casais e famílias circulando pelo hostel. Totalmente diferente do que aconteceu em Phi Phi, onde fiz várias amizades e vivi os dias mais divertidos e lindos da minha vida. Mas esse é assunto para outro post. Vamos ao que interessa.



Mochila no quarto e um pico de adrenalina percorrendo embaixo da minha pele. Não pensei duas vezes: que descansar que nada, vou fazer meu primeiro passeio agora! Pedi para a recepcionista do hostel chamar um taxi que ligue o taximetro, e segui para Mueang Boran – Ancient City, o maior museu a céu aberto do mundo, onde encontrei réplicas de templos antigos com uma arquitetura de cair o queixo, estátuas, monumentos e uma atmosfera completamente envolvente, que te reporta a mais verdadeira e bela cultura e mitologia tailandesa. Se você realmente admira a arte tailandesa e sua cultura, e não abre mão de ter contato com a real história desse lugar, a Ancient City é indispensável! Foi de longe um dos lugares mais lindos que estive na Tailândia.

Meio dia, taximetro ligado, 50 minutos (sem trânsito) até a Ancient City e já me deparei com o primeiro gasto imprevisto, consequente da escolha de viajar sozinha: 450 baht pela corrida. Considerando que o ticket de entrada na ancient city custa 550 baht, e que ainda teria a volta de taxi, concluí que teria gasto quase 1600 baht (aprox. 53 U$) somente em passeios e em apenas um dia, o que estava fora do orçamento com a qual eu havia programado minha viagem, que havia sido feito sem considerar os gastos extras comuns ao viajante sozinho. Mas tudo bem, resolvi ir de taxi e sozinha pois era o único dia que eu tinha para visitar o lugar, pois eu já tinha outras atrações imperdíveis programadas nos próximos dias do meu roteiro e não havia tempo de procurar algum mochileiro (a) amigo (a) para dividir gastos, nem alguma agência que oferecesse algum tour. Ou eu ia no dia que cheguei gastando um pouco mais, ou não iria. Desta forma, valeu cada centavo esse passeio. Mas, se você tiver tempo e cia. para dividir os gastos, com certeza pode conseguir mais barato.

Pois bem, como dito, a entrada na ancient city custa 550 baht e te dá um mapa do lugar (sim é imenso, não dá pra conhecer tudo de uma vez) e o direito ao uso de uma bicicleta para percorrer o parque que, na minha opinião, é a melhor opção, pois você vai aonde quiser, no seu tempo, sentindo o ambiente, o cheiro doce e agradável do local e a brisa de verão deliciosa que bate no seu rosto a cada minuto.


(Bicicletinha na mão - entrada Ancient City)

 (Primeiro buda)

Uma tarde foi pouco e eu não consegui conhecer todo o local. Foram inúmeros budas, réplicas de palácios antigos e templos de uma arquitetura de cair o queixo. Quando dei por mim, estava completamente abobada com a riqueza do local e a paz que ele proporciona. Cada detalhe, cada pedrinha e plantas diferentes me faziam parar e simplesmente olhar aquele cenário que parecia de um filme. Sem dúvidas, meu primeiro dia na Tailândia não poderia ter sido melhor.



(Flor de lótus  azul no meio de um vaso de água, em algum lugar na Ancient City)

(Mais Budas)


(Dragões protegendo Buda no meio de um lago sem água, estava em manutenção, que peninha!) 

(Canoa tailandesa)
(Riqueza de detalhes dentro de um dos templos)
(Pavilhão)

(Mais Budas dentro do pavilhão)

Dentro da Ancient City, existe um pequeno mercado flutuante com comidas, bebidas e lembrancinhas à venda. Foi lá que eu comi o pad thai mais gostoso da minha viagem. Uma mistura de broto de feijão, arroz, ovos mexidos, queijo tofu, camarão e mais algum quitute que não me recordo. Com um côco bem geladinho. Comida maravilhosa, admiração gigantesca por tudo tão lindo e diferente que eu havia visto alí, e uma paz de espírito que não se pode nomear. 

(Mercado Flutuante  dentro da Ancient City)

 
(O melhor almoço de todos) 

Por volta das 16:30hs, sem tem conseguido conhecer todo o parque, me dirigi à saída, pois o horário de fechamento é as 17hrs. Foi então que me deparei com a primeira surpresa: “Sorry lady, taxi finished”. Como assim "taxi finished"??? Sim, os taxis só funcionam no local até as 15:00hrs e isso significava que não havia como eu voltar  para meu hostel!! PAN. Fu#%&!! Tive que implorar para a menina da recepção me ajudar, disse que pagaria o preço que fosse, quando então ela chamou um jardineiro e começou a conversar com ele em thai, e eu não entendia absolutamente nada! hahah.. O humilde jardineiro trouxe uma espécie de buggy e me levou até a beira da estrada, onde gentilmente me ajudou a “fazer dedinho” pedindo carona a todos os carros e taxis que ali passavam. Parou 1, 2, 3 taxistas para os quais o jardineiro dizia para onde eu queria ir e todos se recusavam. Uma pontadinha de desespero me bateu, mas após alguns minutos, apareceu um taxista que obviamente não aceitou ligar o taximetro e cobrou o valor de 550 baht para me levar de volta ao meu hostel. Não pensei duas vezes e me mandei.

De volta à região da Kao San, na rua paralela a Kao San Road encontrei algumas agências que faziam tours pela região e fechei um passeio para o dia seguinte que incluía visita ao Floating Marketing, Kwai Bridge com War Museaum e Tiger Temple, que serão assuntos do próximo post. E então o cansaço de 27 horas de vôo seguidos de um dia inteiro de passeio bateram e eu estava quase dormindo em pé e com uma fome de cão. Eram pouco mais de 8 da noite e, sem pensar, peguei um lanche no Mc Donalds e me mandei para o hostel para descansar para o dia seguinte.

Espero ter ajudado,
 Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário