Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Chile - São Pedro de Atacama


Como dito no post anterior, fui à São Pedro de Atacama partindo de Uyuni, após atravessar o Salar e as Lagunas Altiplânicas. Minha estadia em São Pedro foi bem curta, apenas 2 dias, mas foi suficiente para curtir o lugar, os restaurantes magníficos e os cenários desérticos de tirar o fôlego.

Um vilarejo bem pequeno, simples e muito charmoso. As ruas são de terra batida, as casas parecem de barro, as pessoas são acolhedoras, a comida é divina. De dia faz calor e de noite as temperaturas caem bastante. São Pedro do Atacama é o lugar perfeito para relaxar.

(Rua principal de São Pedro do Atacama)

A grande maioria das pessoas fazem o trajeto oposto que fiz. Iniciam o tour em São Pedro do Atacama, atravessam as Lagunas Altiplânicas e, por fim, chegam ao Salar de Uyuni, cidade em que terminam o passeio. E para quem, como eu, vai a São Pedro após cruzar o Salar de Uyuni, atenção! O fuso horário de São Pedro do Atacama é 1 hora a mais em relação ao horário da Bolívia. Eu demorei um pouco a descobrir isso quando cheguei lá, e quase perdi um passeio que havia agendado. Fique atento.
 
Mas a grande questão é que o Deserto do Atacama pode parecer muito semelhante ou um pouco cansativo para quem acabou de cruzar o Salar, o que aconteceu comigo. A expedição do Salar de Uyuni  dura 3 dias no meio de um deserto, e depois chega-se em São Pedro para ver mais deserto. Chega uma hora que cansa ver tanto deserto. Por isso, vale a pena pesquisar e planejar bem quanto tempo você ficará em São Pedro, até porque não é um lugar barato, se comparado aos preços bolivianos. O mesmo vale para quem vai conhecer primeiro o Atacama para depois seguir para Uyuni. E aqui vem a primeira grande dica: os passeios oferecidos pelas agências em São Pedro do Atacama são bem parecidos entre si, pois todos compreendem uma parte de um todo, o famoso Deserto do Atacama. Além disso, via de regra, os tours que levam ao Salar de Uyuni passam antes em todas as Lagunas Altiplânicas. Então, se você vai fazer a expedição do Salar de Uyuni, não faça antes nenhum passeio avulso que leve somente às Lagunas Altiplânicas, pois vai fazer duas vezes o mesmo passeio, que é bem cansativo.

Ademais, além dos já mencionados, os principais tours oferecidos nas agências do vilarejo são o Valle de La Luna, Valle de la Muerte, Pedra del Coyote, Gêiseres del Tatio, Salar de Tara, Termas e o Observatório Astronômico.

Quem for fazer a Expedição do Salar de Uyuni também passará pelos Gêiseres Sol de La Manhãna. Comparando com as fotos dos Gêiseres del Tatio, ambos são bem parecidos. A única diferença é que este último é um pouco mais intenso apenas, razão pela qual decidi não ir aos Gêiseres  del Tatio. O mesmo ocorre para as Termas, que também estão incluídas no tour do Salar de Uyuni.

Dois passeios que eu não fiz por falta de tempo, mas foram muito elogiados por todos são o Salar de Tara e o Observatório Astronômico. Este último é feito de noite obviamente e o local possui telescópios gigantescos sendo possível observar os detalhes da via láctea, imagino que valha muito a pena.

Os tours que fiz em São Pedro foram Valle de La Luna, Valle de La Muerte e Pedra do Coyote, todos em um único tour, sendo possível fazê-lo em meio período. Fechei com a Colque Tours e lá fui eu.

Como dito, a princípio o Valle de La Luna não parecia muito atrativo. Mesma paisagem desértica observada durante 2 dias no tour do Salar de Uyuni (frise-se, nem por isso menos bela). Mas quando adentramos a parte da caverna aí a coisa começou a mudar de figura. O Guia vai levando o grupo por dentro de uma caverna no meio do Valle. Chega uma hora em que temos que passar engatinhando, pois o espaço é bem apertado. Se você não tiver problemas com claustrofobia, vale a pena conhecer.

 (Valle de La Luna)
 
(3 Marias)

(Descendo a estrada)
 
(Na estrada outra vez)

(Rumo à caverna)
 
(Dentro da Caverna)

Depois, entramos na van, que subiu mais alguns minutos e parou na beira de um penhasco gigante, o Valle de La Muerte. Lindo demais.

(Valle de la Muerte)

(Valle de La Muerte)

(Valle de la Muerte)
 
Por fim, o nosso guia nos levou até a Pedra del Coyote, para assistirmos o pôr do sol. A vista é espetacular e o lugar ótimo para fotos perfeitas, fotos estas, que falam por si só.

(Selfie na Pedra Del Coyote)

(Pedra Del Coyote)
 
(Pedra del Coyote)

(Pedra Del Coyote)
 
(Pedra Del Coyote)
 
(Pôr do Sol com o vulcão Lincancabur de fundo) 

No geral, São Pedro do Atacama foi o lugar perfeito para relaxar e quebrar o clima de tensão frio+altitude vividos nas noites no meio do deserto. Foi onde eu consegui finalmente dormir após passar 4 noites igual um zumbi. E a comida, ahh a comida! Você não pode passar por São Pedro do Atacama sem almoçar pelo menos um dia no restaurante La Casona. Não é barato, mas em alguns dias o Chef oferece um menu que inclui entrada, prato principal e sobremesa por um preço bem mais atrativo (7 a 8 mil pesos), vale conferir na placa de entrada. Ele fica na rua principal, em frente a Colque Tours. Bem perto do La Casona, vá até a sorveteria (não lembro o nome, mas pergunte a qualquer pessoa, é bem fácil de achar) e não deixe de experimentar também o sorvete de folha de coca. Uma delícia.

Quanto à acomodação, também achei  tudo muito caro, em geral (comparando com preços da Bolívia). Fiquei no hostal Miskanty, em um quarto privado com cama de casal e banheiro só para mim. A diária ficou por um valor equivalente a 80 ou 90 reais. Hotel bem simples porém ótimo custo benefício. Cama boa, chuveiro bom, limpinho, localização ótima (próximo a Colque tours também).

Não fossem os preços mais elevados, eu simplesmente amei São Pedro do Atacama, e recomendo de 2 a 4 dias no local.

Espero ter ajudado,

 
Abraço =)

8 comentários:

  1. Ai amigaaa, lindas as fotos e vale mto tuas dicas! Queris ter conseguido compartilhar contigo essa trip. Saudes lindaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katiuu minha flor!! Obrigada!! Não faltarão oportunidades, tenho ctza!!!

      Excluir
  2. Oi Pauline, adorei seu blog.
    Só fiquei com uma dúvida com relação a essa parte da caverna, ela é muito grande ou essa parte que tem que passar engatinhando é rápida?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Que bom que curtiu, obrigada! Essa passagem na caverna dura alguns minutos, acredito que uns 20. Você passa por alguns caminhos/túneis de pedra. Começa bem amplo e dando para andar normalmente e vai ficando cada vez mais estreito, até chegar nos trechos que só dá para passar engatinhando. Essas partes não demoram muito, mas precisam de um pouco de atenção para não se machucar nas pedras, que são um pouco pontiagudas. Algumas pessoas passam mais rápido, outras nem tanto. Para a maioria costuma ser tranquilo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Pauline to querendo ir no carnaval 2015. Não estou conseguindo infos de trajetos e duração de San Pedro ao Salar de Uyuni.

    To querendo entrar por San Pedro, ir para o Salar de depois ir embora. Só tenho 4 dias no total. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  4. Ana Claudia,

    Você pode ir até San Pedro e lá fechar em uma agência um tour para o Salar de Uyuni com duração de 3 dias. As agências Colque ou Cordillera são algumas das mais bem comentadas. Você pode, inclusive, procurar o site dessas agências onde encontrará mais informações sobre esse trajeto. Para ter tudo bem detalhadinho e sem dúvidas, sugiro enviar um email para essas agências e perguntar tudo que está incluso no tour que você pretende fazer, na época, etc., assim não ficam dúvidas. Foi o que fiz quando comecei a elaborar meu roteiro. Colque: http://www.colquetours.com/programas.php?lang=id2&zid=3&bandera=1

    Em Uyuni não tem nada para se fazer, é uma cidade que não tem nada de bonito também. Portanto, quanto mais você conseguir aproveitar San Pedro, melhor. Tudo dependerá de qual horário vc chega e vai embora de San Pedro. Dois tours muito bons em San Pedro são o Valle de la Luna e o Observatório Astronômico. O Valle de La Luna é possível ser feito das 16 as 20 hrs. O observatório astronômico das 21 as 23hs. Tem ainda o Salar de Tara que dura um dia inteiro, salvo engano. Como eu disse, tudo vai depender muito do horário dos seus vôos, para então você ver o que é possível encaixar neste intervalo de tempo.

    Se precisar, me passe o horários dos seus vôos certinhos que lhe ajudo a montar um roteiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pauline.
    Amei seu relato e fotos.
    Estou me preparando para fazer um mochilão em abril/2015 e suas dicas ajudaram muito.
    Pode me informar quantos dias de viagem e +- os custos?

    Obrigada.

    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Que bom que curtiu os relatos, obrigada!
      Então, minha ida a San Pedro foi de última hora e sem o menor planejamento. Fiquei pouco tempo, apenas 2 dias no lugar. Lá há passeios para vc fazer por até uns 5 dias, acredito, ou mais, depende do seu gosto. Muito embora tudo seja muito legal, eu pessoalmente achei muitos passeios parecidos entre si, pelo menos do meu gosto enjoa ficar 1 semana só vendo pedra e poeira, rs. De qualquer forma vale muito a pena é lindo, maravilhoso e tudo de bom. Quanto aos custos prepare-se para encontrar preços equiparados ao Brasil, ou seja, não muito atrativos. Passeios entre 7mil a 30 ou 40 mil pesos chilenos (não lembro quanto isso dá em reais). Refeições, gastará em média o equivalente a 25 ou 30 reais em uma refeição barata, e na faixa de 50 60, uma mais requintada. Lembrando que San Pedro do Atacama tem restaurantes com pratos de dar água na boca. No geral souvenirs e lembrancinhas para amigos não valem a pena, achei tudo muito caro. Comprei um ímã de geladeira e um souvenir pequeno só para ter de lembrança mesmo.

      Se precisar de mais algo me avisa!

      Abraço!
      =)

      Excluir