Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bolívia - La Paz


Dando início à série de posts sobre minha rápida mochilada de 1 semana na Bolívia e um pit stop no Chile (19/04/2014 a 27/04/2014), viagem repleta de paisagens de tirar o fôlego e cenários surreais. Uma ótima opção com excelente custo/benefício para quem está afim de conhecer lugares lindos e gastando pouco dinheiro. No meu caso gastei menos ainda, pois as passagens foram integralmente pagas com milhas Smile da Gol (promoção de milhas reduzidas). Ficou por 6 mil o trecho, 12 mil milhas ida e volta São Paulo - Santa Cruz de La Sierra.


Bem, escolhi ir por Santa Cruz de la Sierra porque era a única cidade Boliviana em que haviam vôos promocionais das milhas Smile, mas não fiz nada na cidade além de almoçar em um shopping. Antes de viajar, havia lido em vários fóruns sobre a falta de atrativos diferentes e coisas legais para se fazer em Santa Cruz. Então, como tinha pouquíssimo tempo, pulei essa parte e usei a cidade somente como ponto de entrada e partida do país. Comprei um vôo de ida e volta do Trecho Santa Cruz de La Sierra - La Paz, pela cia. aéra Boliviana de Aviación (BOA), no Skyscanner , e ficou pelo valor de 400 reais ida e volta, já com as taxas inclusas. Achei o valor muito bom, mas acabei comprando meio em cima da hora, acredito que se comprado com bastante antecedência talvez seja possível um preço um pouco melhor.

Pois bem, Laaa Paz!

Já ouvi muita gente falando bem e falando mal, muita informação divergente e as mais variadas opiniões. Mas no geral, eu adorei. É sim uma cidade marcada pela pobreza. Favelas que cobrem montanhas ao seu redor, muita gente pedindo esmola nas ruas, muitos lugares sujos e fedorentos. Mas eu gostei do clima de lá, de um modo geral. É claro que se você for pra lá esperando um ambiente desenvolvido vai se decepcionar. Quem vem de outros lugares como Chile ou Peru também pode não gostar, pois ambos possuem mais estrutura. La Paz é uma outra proposta, uma outra energia. Tem quem goste, tem que não...
 
 

 
 
Seguindo o perfil “modo roots” de viagem, fui somente com a passagem comprada. E um dia antes de embarcar, entrei no site do Loki Hostel e fiz uma reserva para uma noite somente. A rede Loki de hostels é ótima para quem prioriza o preço baixo, boa localização e um albergue sempre cheio de festas e mochileiros de todo o mundo. Já havia ficado no Loki de Cuzco, em 2012, que segue o mesmo padrão de La Paz. Quartos e banheiros compartilhados, cama confortável, chuveiro quente e bom, comida boa e barata, gringos legais, outros nem tanto (acontece), e pessoal bem atencioso. Tudo isso pela bagatela de 7 dólares a cama em quarto misto compartilhado de 6 pessoas. Fiquei um dia e meio no hostel, tomei café da manhã, almocei, jantei, bebi cerveja, jaguermeister e a minha conta final havia dado um valor equivalente a menos de 60 reais. Nem em um lugar mais simples no Brasil eu conseguiria essa façanha, rs.

(Bar do hostel)

(Festinha no hostel)

(Beijinho no Simba)

Um dia livre pela cidade é suficiente. Vá até a praça principal e não deixe de fazer ao menos uma visitinha rápida na Calle de las Bruxas. O mercado das Bruxas é uma das principais atrações da cidade. Diversas lojas em ruas de pedra expõem à venda os mais variados artigos de feitiços e bruxarias que você imaginar. Velas, poções, cosméticos para atrair sorte, dinheiro e amor, ervas, souvenirs exóticos e até fetos e esqueletos de Lhama podem ser encontrados por lá. É diferente e vale a visita pelo menos para conhecer. Pechinche muito, sempre! O mercado das Bruxas fica na Calle Jose Linares.

(Lhamas e artigos de feitiçaria)


(Instrumentos musicais)

(Casacos e tecidos)

(Até o cachorro era diferente, rs)

Tem também, o museu da coca, mas não fui porque havia lido que não tem nada de mais, mas, se quiser arriscar... Não deixe também de ir pelo menos uma vez na Calle Sarganaga (Ela corta a Calle Jose Linares). Alias, é lá que ficam as melhores e mais confiáveis agências de passeios turísticos pela região. Ainda na Calle Sarganaga, almoce um dia no Luna´s Restaurante (quase de esquina com a Calle Jose Linares). Não é dos mais baratos, mas vale conferir um dia. Pedi o Beef al Taj Mahal, que é um bife gigante de carne de Lhama, coberto com um molho divino que não sei do que foi feito, e fatias de maçã verde e alecrim por cima, acompanha arroz com curry e passas, e legumes.

(Beef Al Taj Mahal)

Dentre os passeios a se fazer em La Paz, os principais são a descida de bike pela Downhill (Estrada da Morte), Chacaltaya (muito legal quando tem neve) e Tiwuanaco (ruínas Incas). Este último é legal, porém dispensável para quem tem pouco tempo na cidade. Pra quem já foi ao Peru então pode eliminá-lo. Chacaltaya não fui porque não deu tempo. Minha grande frustração foi não ter feito a descida de bike pela estrada da morte. Até poderia ter feito ela no último dia da viagem, quando retornei a La Paz, porém, eu tinha que estar no aeroporto às 18 horas para pegar o vôo para Santa Cruz às 19h do mesmo dia, e a previsão de término do tour era exatamente as 19 horas. A dona da agência que eu quase fechei o passeio disse que arrumaria um carro especial e um jeito de me trazer de volta a La Paz antes de todos. Mas não coloquei muita fé, considerando que os bolivianos fazem de tudo para te convencer a comprar o produto/serviço deles, inclusive contar mentiras. Poderia ter arriscado, mas meu instinto disse não, e eu decidir ir no caminho dele. Fica um motivo a mais para voltar na Bolívia.

Salar de Uyuni: Muita gente que vai a La Paz pretende partir para a Uyuni para fazer a expedição no Salar, o que gera inúmeras discussões e relatos nos fóruns, com muita informação divergente. No meu caso, era domingo de páscoa, não havia uma loja aberta em toda a cidade (exceto o mercado das bruxas) e isso incluía as agências de turismo. Muita gente diz que é uma boa fechar em La Paz a expedição para o Salar, mas eu não vi a menor necessidade (lembrando que era meados de abril, antes do início da alta temporada). Segui de ônibus para Uyuni chegando lá antes das 8 da manhã e fechei na hora mesmo o tour.

Porém, o detalhe importante aqui é a empresa de ônibus que você escolhe para ir de La Paz a Uyuni. Muito Importante! Eu havia pesquisado e de fato a agência Todoturismo é ótima e especializada neste traslado. A viagem levou 10 horas e meia, no ônibus havia jantar, café da manhã, água, chá, travesseiro e manta. Diferentemente do que eu havia lido em vários fóruns, o ônibus é bem quente e o serviço é ótimo. A mesma situação não ocorreu com outros mochileiros que conheci e viajaram para Uyuni por outras empresas de ônibus, relatando que a viagem teria demorando por volta de 15 horas, sem paradas e sem comida, além de ônibus frio e fedorento. Desta forma, concluí que de fato vale muito a pena pagar 250 bs e ir pela Todoturismo. A agência da Todoturismo fica em frente ao terminal rodoviário de La Paz. É meio chatinho de achar, mas peça informação e não desista. É um prédio de uns 4 andares amarelo. Embaixo tem uma porta de vidro e um interfone. A loja fica no 2º andar.

Espero ter ajudado,

Abraço =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário